8.7) Turismo

O setor de Turismo é apresentado subdividido em cinco partes: Principais Pontos Turísticos, Sítios Arqueológicos, Sítios Paleontológicos, Número de Restaurantes e Lancherias e Número de Hotéis e Acomodações.

8.7.1) Tabela Resumo

A Tabela 8.7.1 apresenta um resumo das informações coletadas sobre o turismo de Santa Maria.

Tabela 8.7.1 – Tabela Resumo
Turismo
Principais pontos turísticos 12
Sítios arqueológicos 14
Sítios paleontológicos 21
Número de restaurantes e lancherias 802
Numero de hotéis 34
Número de acomodações 1300

8.7.2) Principais Pontos Turísticos

Segundo a Secretaria de Município de Turismo de Santa Maria, o turismo do município pode ser dividido em algumas categorias: Turismo Histórico e Cultural, Turismo Religioso, Turismo Técnico-Científico, Turismo no Meio Rural e Turismo de Aventura.

8.7.2.1 Turismo Histórico e Cultural

a) Sítio Histórico Ferroviário:

Santa Maria foi protagonista na história da ferrovia brasileira e riograndense, ao final dos anos de 1885 já comandava o tráfego dos trens que cortavam o Estado. No sítio ferroviário podemos visitar a Vila Belga, considerado o primeiro conjunto habitacional construído no Estado, Gare e Av. Rio Branco.

b) Sítio Histórico Acampamento:

Seu povoamento teve início em julho de 1797, com o Acampamento da Partida Portuguesa da Segunda Subdivisão Demarcadora de Limites. Desde 1913, o nome Rua do Acampamento foi oficialmente adotado. Atualmente é uma das principais ruas do comércio da cidade.

c) Praça Saldanha Marinho:

Seu nome atual foi dado em 1883, em homenagem ao engenheiro Joaquim Saldanha Marinho Filho. Atualmente circundam a praça, o Theatro Treze de Maio, o Shopping Popular, a Casa de Cultura e o prédio da SUCV Sociedade União dos Caixeiros Viajantes, adquirido pela administração municipal se tornará em breve um centro cultural.

d) Praça Largo da Locomotiva Teotônio Vilela:

Nessa praça encontra-se uma das locomotivas que trabalharam no município, na época do auge da ferrovia em Santa Maria. Em continuação a Praça no outro lado da Biblioteca Pública pode-se contemplar o Mural em homenagem ao município de Santa Maria, destaque da Avenida Rio Branco na década de 1950.

8.7.2.2 Turismo Religioso

O município de Santa Maria tem a religião em seu nome, herança doada pelos portugueses que trouxeram o catolicismo, mas os italianos tiveram papel decisivo ao ajudar no movimento de construção de igrejas, como a Catedral e a Igreja das Dores. Os alemães também imprimiram sua religiosidade ao construir a Igreja de Confissão Luterana, cujos sinos vieram da Europa no final do século retrasado.
No entanto, Santa Maria não se resume à Religião Cristã. Na cidade, há espaço para todos os credos e cultos, muitos deles com templos oficiais, como os judeus e a Sinagoga Itzak Rabin e os anglicanos e a Catedral do Mediador.

a) Roteiro Arte & Religiosidade:

Nesse roteiro o visitante irá desfrutar da arte e religiosidade em Santa Maria. Em um roteiro de espiritualidade e estética ele é convidado a conhecer as principais igrejas católicas locais em um passeio autoguiado.
Para participar, o visitante utilizará um áudio-fone, onde encontrará parte da história da igreja e interpretações das principais obras nela contidas.
O agendamento poderá ser realizado na Secretaria de Município de Turismo de Santa Maria pelo telefone (55) 3217 9425 ou nas agências receptivas.

b) Passos Ecumênicos:

Santa Maria é um município de muitos credos e religiões. Parte destas histórias e templos estão representados no Roteiro Turístico “Passos Ecumênicos”.
O Circuito é composto por sete templos religiosos onde o visitante encontrará espaço de prece e oração, aliados a informação da história e doutrina destas religiões.

c) Caminhos do Diácono Pozzobon:

No caminho percorrido pelo Diácono, o turista vislumbrará pontos que contam a história deste homem leigo e religioso. Da via-sacra, que inicia na capela de Schoenstatt e termina na capela da Mãe Admirável, construída por Pozzobon, no Bairro Vila Nobre da Caridade. Após a peregrinação o visitante é convidado a conhecer a casa Museu e a igreja onde o religioso repousa.

8.7.2.3 Turismo Técnico-Científico

Santa Maria foi pioneira, em 1960, com a criação da primeira Universidade Federal do interior do Brasil, a UFSM. Ao longo desses 50 anos, o município se tornou um pólo educacional, gerando conhecimento e promovendo interessantes pesquisas técnico-científicas.
Nesse segmento, destaca-se o campo da paleontologia, principalmente por descobertas feitas na região desde a década de 30 até a atualidade, fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa científica. Em alguns museus situados em Santa Maria, é possível encontrar fragmentos fósseis de animais e plantas que viveram no período Triássico. O município tem outros acervos voltados para história, antropologia, arqueologia e biologia.
A seguir, são apresentados os museus do município de Santa Maria.

a) Museu Educativo Gama D’Eça e Victor Bersani
Fone: (55) 3220-9306

b) Museu Vicente Palotti
Fone: (55) 3220-4565

c) Museu Treze de Maio
Fone: (55) 3226-6082

d) Museu Interativo de Astronomia
Fone: (55) 3220-8226

e) Memorial e Museu Mallet
Fone: (55) 3212-3388

8.7.2.4 Turismo no Meio Rural

Localizado em uma área de transição geográfica, o município de Santa Maria se destaca pela beleza de seus nove distritos: Palma, Boca do Monte, São Valentim, Arroio Grande, Arroio do Só, Pains, Passo do Verde, Santa Flora, Santo Antão. De um lado, observa-se a riqueza de fauna e flora característica das bordas do Planalto Brasileiro e, do outro, o pampa gaúcho onde se encontram propriedades rurais com excelência na produção de hortifrutigranjeiros e gado de corte.
Um dos principais diferenciais do turismo no Meio Rural nos distritos de Santa Maria é sua capacidade de agregação com municípios de entorno, integrando roteiros e rotas.

8.7.2.5 Turismo de Aventura

Devido a suas características geográficas, Santa Maria e região possuem um potencial fantástico para a prática de esportes de aventura e ecoturismo como trekking, escaladas, rapel, cascade, canionismo, cavalgada, cicloturismo, off road, voo livre, rafting, canoagem, duck, mergulho e water trekking.

8.7.3) Sítios Arqueológicos

Segundo informações levantadas no Laboratório de Pesquisas Paleontológicas e Arqueológicas (LEPA) em setembro de 2012, não há estudos recentes sobre os sítios arqueológicos do município. As únicas pesquisas realizadas referem-se à década de 80, realizadas pelo professor Vítor Hugo. As pesquisas do professor Vítor Hugo identificaram os seguintes sítios Arqueológicos:

a) Estância Velha III – 7º Distrito Santa Maria;
b) Estância Velha II – 7º Distrito Santa Maria;
c) Lajeado de Lava-Pés – 6º Distrito Santa Maria;
d) Boca da Picada – 6º Distrito Santa Maria;
e) Cabeceira do Raimundo – A – Boca do Monte – 7º Distrito Santa Maria;
f) Cabeceira do Raimundo – B – Boca do Monte – 7º Distrito Santa Maria;
g) Cabeceira do Raimundo – C – Boca do Monte – 7º Distrito Santa Maria;
h) Estrada Alto das Palmeiras I – A – Boca do Monte – 7º Distrito Santa Maria;
i) Estrada Alto das Palmeiras II – A – Boca do Monte – 7º Distrito Santa Maria;
j) Estrada Alto das Palmeiras I – B – Boca do Monte – 7º Distrito Santa Maria;
k) Arroio do Raimundo – Boca do Monte – 7º Distrito Santa Maria;
l) Antonio Rigon – Boca do Monte – 7º Distrito Santa Maria;
m) Iva Teixeira Galvão – Boca do Monte – 7º Distrito Santa Maria;
n) Rincão das Flores – 6° distrito de Santa Maria, São Martinho.

Observa-se que a nomenclatura das localizações dos sítios arqueológicos não estão atualizados conforme a classificação atual dos bairros e distritos de Santa Maria, estando coerentes com as classificações definidas na década de 80.

8.7.4) Sítios Paleontológicos

Com relação aos sítios paleontológicos ou fossilíferos do município de Santa Maria, a última informação publicada data de 2004. A seguir, a Figura 15 apresenta um mapa com a localização dos sítios fossilíferos do município, segundo estudos realizados por Da Rosa (2004).

Figura 8.7.1 - Localização dos sítios fossilíferos cadastrados em levantamento de campo realizado em 2000

Figura 8.7.1 – Localização dos sítios fossilíferos cadastrados em levantamento de campo realizado em 2000

A seguir, o Quadro 8.7.1 apresenta os fósseis encontrados em cada um dos 21 sítios paleontológicos, bem como o tipo de propriedade na qual os sítios se encontram.

Sítio Tipo de propriedade Fósseis encontrados
Cabeceira do Raimundo Faixa de domínio Elementos desarticulados de Procolophon prieci
Passo das Tropas Particular Impressões vegetais da Flora Dicroidium, escamas de peixes, e asas de insetos
Olaria Campus UFSM Particular Impressões vegetais da Flora Dicroidium
Colégio Militar Área militar Scaphonyx fischeri
Vila Madre Paulina Particular Bioturbações verticalizadas
Largo Pe. Daniel Cargin Área pública Therioherpeton cargnini
Faixa Nova – Cerrito I Faixa de domínio Scaphonyx fischeri, Stagonolepis sp., cinodontesnão identificados
Faixa Nova – Cerrito II Faixa de domínio Scaphonyx fischeri
Faixa Nova – Cerrito III Faixa de domínio Scaphonyx fischeri, Scaphonyx sulcognathus
Cerro ou Sanga da Alemoa Particular Scaphonyx fischeri, Saturnalia tupiniquin, Hoplitosuchus raui, Cerritosaurus binsfeldi, escamas de peixes
Área da UFSM Área de pesquisa Staurikosaurus pricei
Sanga do Armário Área de pesquisa Scaphonyx fischeri
Vila dos Sargentos Área pública Bioturbações verticalizadas
Cidade dos Meninos particular Scaphonyx fischeri, cinodontes não identificados, osteodermas de Stagonolepis sp.
Vila Kennedy Área pública Scaphonyx fischeri
Vila Caturrita Área pública Scaphonyx fischeri
Bela Vista Particular Fragmentos cranianos Indeterminados
Jardim Berleze Área pública Lenhos silicificados
Posto PRF Faixa de domínio Conchostráceos
Escola Xavier da Rocha Área pública Lenhos silicificados
Silva Jardim Particular Lenhos silicificados
Fonte: Da Rosa (2004)
Quadro 8.7.1 – Tipo de propriedade e fósseis encontrados nos sítios paleontológicos de Sata Maria

Em conversa com o professor Átila da Rosa, em outubro de 2012, após a publicação realizada em 2004, há duas informações atualizadas. O sítio Cidade dos Meninos atualmente está destruído, e um novo sítio foi encontrado: o Sítio Arroio Cancela. Além disso, está em fase de projeto a transformação do sítio Sanga da Alemoa em um Parque Paleontológico.

8.7.5) Número de Restaurantes e Lancherias

Foram levantados os dados sobre o número de restaurantes e lancherias do município. As informações referentes ao número de restaurantes e lancherias foram levantadas a partir dos restaurantes e lancherias cadastrados e em atividade na Vigilância em Saúde da Secretaria de Município da Saúde. A Tabela 8.7.2 apresenta o número de restaurantes e lancherias do município de Santa Maria.

Tabela 8.7.2 – Restaurantes e Lancherias do município
Tipo de Estabelecimento Quantidade
Número de restaurantes 253
Número de lancherias 549
TOTAL 802
Fonte: Vigilância em Saúde da Secretaria de Município da Saúde, agosto de 2012

8.7.6) Número de Hotéis e Acomodações

A Vigilância em Saúde da Secretaria de Município de Saúde de Santa Maria levantou dados sobre o número de hotéis e número de acomodações. A Tabela 8.7.3 apresenta o número de hotéis e motéis de Santa Maria e o número total de acomodações.

Tabela 8.7.3 – Hotéis e acomodações do município
Tipo de estabelecimento Quantidade Número de acomodações
Hotéis 22 1068
Motéis 12 232
TOTAL 34 1300
Fonte: Vigilância em Saúde da Secretaria de Município de Saúde, agosto de 2012

Além dos hotéis e motéis mostrados na tabela 55, há três outras unidades de acomodações: Instituto São José, Sociedade Meridional de Educação Colégio Marista e Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis Zona Norte. Essas unidades possuem, ao todo, 141 acomodações.