Sobre o Projeto
1) Introdução
O presente projeto foi desenvolvido a partir do Planejamento Estratégico da ADESM, realizado em 18 de junho de 2011, onde Conselheiros, Diretores, Associados e Equipe Executiva definiram as ações prioritárias de atuação da Agência, sendo uma delas a disponibilização de informações e dados de Santa Maria.
A partir de então, a ADESM pesquisou exemplos de Municípios que disponibilizam suas informações socioeconômicas em sites e elaborou, em conjunto com a Objetiva Jr., empresa júnior vinculada ao curso de Administração da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria o escopo do Projeto.
O Santa Maria em Dados traz informações de Santa Maria divididas em oito grupos:
- Aspectos Gerais;
- Território e Meio Ambiente;
- Indicadores;
- Economia e Finanças;
- Desenvolvimento;
- Educação e Cultura;
- Sociedade; e
- Infraestrutura.
2) Método
A ADESM – Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e a Objetiva Jr. firmaram uma parceria voltada para o desenvolvimento de uma Pesquisa e Análise de Dados Secundários – econômicos e sociais – do município de Santa Maria, com o intuito de disponibilizar os arquivos de forma on-line para pesquisas, consultorias e público em geral em um site específico.
O trabalho foi desenvolvido a partir da elaboração do Escopo de Desenvolvimento do Projeto, com o objetivo de demonstrar analiticamente as informações coletadas e analisadas pela Objetiva Jr. sobre o Município de Santa Maria.
Para a formulação do Escopo de Desenvolvimento do Projeto procurou-se embasar nos arquivos já disponibilizados pelos demais municípios do Brasil que já desenvolveram estudos similares. Além disso, procurou-se determinar os dados que seriam obtidos por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa para facilitar o entendimento dos dados.
As fontes para o desenvolvimento do projeto foram dos municípios de Curitiba – Paraná, Joinville – Santa Catarina e São Paulo – São Paulo, que já disponibilizavam de forma on-line propostas similares a da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. Também se levou em conta características locais, informações disponibilizadas em sites oficiais e necessidades de dados de pesquisadores e consultores da região.
A empresa júnior, responsável pela pesquisa e compilação dos dados, entregou um relatório completo para cada um dos oito grupos. A partir dos relatórios, iniciou o desenvolvimento do Site, que traz de forma interativa os resultados das pesquisas.
3) Resultados
O Projeto apresentado neste site é composto por oito grupos que se subdividem em 30 subgrupos que contém mais de 200 informações. Abaixo, segue o esquema do escopo do projeto de forma ilustrativa.
