Sobre o Projeto

O Santa Maria em Dados é um Projeto da ADESM – Agência de Desenvolvimento de Santa Maria para o Município, que traz informações e dados de Santa Maria organizados em um único sistema, disponível para acesso de toda a população e demais interessados.

1) Introdução

O presente projeto foi desenvolvido a partir do Planejamento Estratégico da ADESM, realizado em 18 de junho de 2011, onde Conselheiros, Diretores, Associados e Equipe Executiva definiram as ações prioritárias de atuação da Agência, sendo uma delas a disponibilização de informações e dados de Santa Maria.

A partir de então, a ADESM pesquisou exemplos de Municípios que disponibilizam suas informações socioeconômicas em sites e elaborou, em conjunto com a Objetiva Jr., empresa júnior vinculada ao curso de Administração da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria o escopo do Projeto.

O Santa Maria em Dados traz informações de Santa Maria divididas em oito grupos:

- Aspectos Gerais;

- Território e Meio Ambiente;

- Indicadores;

- Economia e Finanças;

- Desenvolvimento;

- Educação e Cultura;

- Sociedade; e

- Infraestrutura.

2) Método

A ADESM – Agência de Desenvolvimento de Santa Maria e a Objetiva Jr. firmaram uma parceria voltada para o desenvolvimento de uma Pesquisa e Análise de Dados Secundários – econômicos e sociais – do município de Santa Maria, com o intuito de disponibilizar os arquivos de forma on-line para pesquisas, consultorias e público em geral em um site específico.

O trabalho foi desenvolvido a partir da elaboração do Escopo de Desenvolvimento do Projeto, com o objetivo de demonstrar analiticamente as informações coletadas e analisadas pela Objetiva Jr. sobre o Município de Santa Maria.

Para a formulação do Escopo de Desenvolvimento do Projeto procurou-se embasar nos arquivos já disponibilizados pelos demais municípios do Brasil que já desenvolveram estudos similares. Além disso, procurou-se determinar os dados que seriam obtidos por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa para facilitar o entendimento dos dados.

As fontes para o desenvolvimento do projeto foram dos municípios de Curitiba – Paraná, Joinville – Santa Catarina e São Paulo – São Paulo, que já disponibilizavam de forma on-line propostas similares a da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. Também se levou em conta características locais, informações disponibilizadas em sites oficiais e necessidades de dados de pesquisadores e consultores da região.

A empresa júnior, responsável pela pesquisa e compilação dos dados, entregou um relatório completo para cada um dos oito grupos. A partir dos relatórios, iniciou o desenvolvimento do Site, que traz de forma interativa os resultados das pesquisas.

3) Resultados

O Projeto apresentado neste site é composto por oito grupos que se subdividem em 30 subgrupos que contém mais de 200 informações. Abaixo, segue o esquema do escopo do projeto de forma ilustrativa.

Santa Maria em Dados