9.1) Transportes

Esta seção apresenta informações abrangentes a respeito dos transportes no município de Santa Maria, seja ele de cargas ou de passageiros. Com referências atuais e históricas, encontra-se organizada pelos diferentes tipos de transporte atuantes.

9.1.1) Tabela Resumo dos Transportes

Tabela 9.1.1 – Tabela Resumo
Frota de Veículos
Veículos  por habitante 0,56
Veículos de passeio por habitante 0,51
Veículos por domicílio 1,41
Veículos de passeio por domicílio 1,78
Transporte Coletivo
Passageiros por km 2,32
Km por veículo/ mês 5.606,94
Passageiros por mês 2.552.927
Transporte Aéreo
Empresas registradas Azul Linhas Aéreas
Voos semanais 12
Pousos/ decolagens anual 312
Transporte rodoviário de passageiros
Nº de ônibus que saem da rodoviária 165
Embarque/ desembarque 3.000
Transporte rodoviário de cargas
Empresas registradas 281
Autônomos registrados 686
Cooperativas registradas 0
Transporte ferroviário
Viagens comerciais 10
Vagões por trem 70
Extensão da rede 80
Táxis
Pontos de táxis 61
Veículos de táxi 236
Pontos de moto-táxi 33
Veículos de moto-taxi 310
Veículos de moto-frete 183
Veículos de transporte escolar 478

9.1.2) Contexto Histórico

O transporte ferroviário foi o primeiro a se desenvolver no município. Em 1885, a estação férrea de Santa Maria foi inaugurada, e em 1905, a empresa estatal Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS), passou a administrar a ferrovia estadual.
No começo da década de 1920, os trens iam até São Paulo, e com este visível desenvolvimento foi dado mais um passo em direção ao progresso: construiu-se a plataforma coberta para embarque e desembarque de passageiros. Esta plataforma – a Gare, como é conhecida há muitos anos -, se tornou símbolo local, pois sua construção trouxe o contexto social da cidade, configurando a ela uma cultura de cidade ferroviária. A grande demonstração disso foi o impressionante salto populacional, que quintuplicou nos 20 anos seguintes a chegada da ferrovia.
Em 1923, o prédio da Estação pegou fogo pela primeira vez, tendo em seu histórico vários incêndios também nos anos 90. Em 2 de fevereiro de 1996 Santa Maria foi abalada pela desativação da linha que transportava passageiros e logo veio o abandono e os atos de vandalismo na Gare.
A decadência do transporte ferroviário no final dos anos 80 e a suspensão do transporte de passageiros em 1996, fez com que a estação perdesse sua função a milhares de santa-marienses. Com a política de privatização, a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA) foi cedida à iniciativa privada em março de 1997. Os prédios não operacionais, nos quais se inclui o da Estação, continuaram de posse governamental, sendo repassados para o uso da prefeitura de Santa Maria.
Já o transporte rodoviário de passageiros iniciou-se em 27 de fevereiro de 1942 com o registro de construção da estação rodoviária municipal na Avenida Rio Branco. Aos poucos, o espaço que a rodoviária ocupava foi ficando restrito, não só pelo aumento das linhas de ônibus e de passageiros, mas por ser um local de grande movimento e centro econômico da cidade. Então, a rodoviária passou a ser localizada na Avenida Nossa Senhora das Dores, mas o rápido desenvolvimento da cidade incentivado, sobretudo pela construção da Universidade Federal e da Base Aérea, entre outras importantes instituições, ocasionou a defasagem do espaço e a sobrecarga de trânsito no local, que se tornou uma das principais vias de acesso ao centro da cidade. Assim, o novo terminal rodoviário da cidade, localizado no bairro Nossa Senhora de Lourdes, começou a operar em 8 de dezembro de 1996 e mantém-se até hoje.
A utilização do transporte aéreo facilita o deslocamento de turistas que buscam a cidade e região para a visitação do setor educacional, religioso, gastronômico, e do setor turístico em geral. O Aeroporto Civil de Santa Maria, situado no bairro Camobi, próximo a Universidade Federal, possui voos comerciais diretos para Porto Alegre, Santo Ângelo e Uruguaiana. O terminal está situado em área de propriedade da Base Aérea de Santa Maria, e é utilizada a mesma pista de pouso e decolagem, que também serve ao Aeroclube de Santa Maria, formador de pilotos comerciais e agrícolas.

9.1.3) Tamanho da frota de veículos

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Santa Maria possui uma frota de 156.441 mil veículos. A Tabela 9.1.2 a seguir mostra a quantidade de veículos divididos por categorias, atualizados em abril de 2017.

Tabela 9.1.2- Frota de Veículos em Santa Maria (Abril/2017)
Categoria Unidades
Automóvel 94.936
Caminhão 3.803
Caminhão trator 783
Caminhonete 11.952
Camioneta 6.154
Chassi Plataforma 4
Ciclomotor 118
Micro-ônibus 422
Motocicleta 25.191
Motoneta 4.989
Ônibus 1087
Outros 97
Quadriciclo 1
Reboque 4.437
Semi-reboque 957
Side-car 9
Trator de rodas 1
Trator Esteira 198
Triciclo 31
Utilitário 1271
Total 156.441
Fonte: Denatran. Maio de 2017.

O Quadro 9.1.1 a seguir, contém a definição de cada uma das categorias dos veículos apresentados na tabela anterior.
Quadro 9.1.1 (Em Breve)

Automóvel Veículo automotor destinado ao transporte de passageiros, com capacidade para até oito pessoas, inclusive o condutor.
Caminhão Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com carroçaria, e peso bruto total superior a 3500 Kg.
Caminhão trator Veículo automotor destinado a tracionar ou arrastar outro.
Caminhonete Veículo automotor destinado ao transporte de carga, com peso bruto total de até 3500 Kg.
Camioneta Veículo automotor, misto, com quatro rodas, com carroçaria, destinado ao transporte simultâneo ou alternativo de pessoas e carga no mesmo compartimento.
Chassi Plataforma Veículo inacabado, com equipamento que permita seu deslocamento em vias de rolamento, preparado para receber carroçaria de ônibus.
Ciclomotor Veículo de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda a 50 cm³.
Micro-ônibus Veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para até 20 passageiros
Motocicleta Veículo automotor de duas rodas, com ou sem side-car, dirigido em posição montada.
Motoneta Veículo automotor de duas rodas, dirigido por condutor em posição sentada.
Ônibus Veículo automotor de transporte coletivo com capacidade para mais de 20 passageiros.
Quadriciclo Veículo de estrutura mecânica igual às motocicletas, possuindo eixos dianteiro e traseiro dotados de quatro rodas.
Reboque Veículo destinado a ser engatado atrás de um veículo automotor
Semi-reboque Veículo de um ou mais eixos que se apoia na sua unidade tratora ou é a ela ligado por meio de articulação
Side-car Carro ou caçamba provido de uma roda acoplada na lateral da motocicleta
Outros Argumento que não se encaixa em nenhuma definição estabelecida.
Trator Esteira Trator que se movimenta por meio de esteira
Trator de rodas Trator que se movimenta sobre rodas, podendo ter chassi rígido ou articulado.
Triciclo Veículo rodoviário automotor de estrutura mecânica igual à motocicleta dotado de três rodas.
Utilitário Veículo misto caracterizado pela versatilidade do seu uso, inclusive fora da estrada.
Quadro 9.1.1 – Definições das categorias de veículos

O Gráfico 9.1.1 a seguir, apresenta informações relativas a percentagem de veículos de passeio, de acordo com as categorias já citadas neste relatório.

Gráfico 9.1.1 - Percentagem de veículos de passeio, por categoria

Gráfico 9.1.1 – Percentagem de cada categoria na composição dos veículos de passeio em Santa Maria

Do número total de veículos de passeio, mais da metade são automóveis (66%). De acordo com os dados, é constatada a relação de 0,56 automóveis para cada habitante santa-mariense.
A Tabela 9.1.3 apresenta um resumo dos dados e da análise dos dados relativos ao número de habitantes relacionado ao número de veículos de passeio em 2017, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Denatran.

Tabela 9.1.3 - Resumo relação habitante x veículo de passeio x automóvel
Número de habitantes Total de veículos de passeio Veículos de passeio/ habitante Automóvel/Habitante
277.309 142.221 0,51 0,56
Fonte: IBGE Cidades/ Denatran, março de 2017.

A seguir, relaciona-se o número total de domicílios, segundo os dados de 2010 do IBGE, com o número total de veículos de passeio e com o número de automóveis.

Tabela 9.1.4 - Resumo relação domicílios x veículos de passeio x automóveis
Número total de domicílios Número total de veículos de passeio Veículos de passeio / domicílios Automóveis / domicílios
87.450 140.099 1,60
Fonte: IBGE. Setembro de 2017

Devido aos altos índices apresentados, Santa Maria pode ser considerada uma cidade que possui fatores favoráveis ao congestionamento urbano rodoviário. Destaca-se a relação de 1,78 automóveis para cada domicílio santa-mariense.

9.1.4) Transporte Coletivo do Município

Neste tópico estão contempladas informações históricas e demais características referentes ao transporte coletivo municipal.

9.1.4.1) Histórico por Características

O transporte coletivo em Santa Maria recebe cada vez mais investimento em inovação e qualidade. A última ação tomada para atender essa demanda foi a implementação do consórcio Sistema Integrado Municipal (SIM). Este consórcio busca a integração de todas as empresas de transporte coletivo atuantes na cidade. A Associação dos Transportes Urbanos (ATU) é a responsável pelo consórcio.
O SIM adotou cartões de passagens, classificados por categorias, como Cidadão, Cidadão Integrado, Estudante, Estudante Integrado, Vale transporte, Vale transporte Integrado entre outros expressos na figura a seguir:

Figura 1.1.1 – Relação de passageiros do Sistema Integrado Municipal, por categoria. 2017.

Figura 1.1.1 – Relação de passageiros do Sistema Integrado Municipal, por categoria. 2017.

A seguir, no Gráfico 9.1.2, observa-se a porcentagem total das categorias usada pela população santa-mariense, no ano de 2017.

Figura 1.1.2

Gráfico 9.1.2

No gráfico, as categorias foram agrupadas de acordo com os seguintes critérios: Pagante integral, meia passagem e gratuidade. Do total de usuários 65% paga passagem integral

Tabela 9.1.4 – Dados numéricos totais do transporte coletivo
Número Total de passageiros/ 2017 Total km / 2011 Km/mês (média) Passageiros por km (média mensal)
2.552.927 13.187.515 1.098.960 2,323039557

9.1.4.2) Número de passageiros transportados
Conforme os dados do consórcio SIM, a média de passageiros transportados divide-se em pagantes integrais, meia passagem e gratuidade. Estes números seguem na Tabela 9.1.5.

Tabela 9.1.5 – Dados numéricos totais do transporte coletivo
Passageiros Totais/mês Pagante Integral/mês Meia Passagem/mês Gratuidade/mês
2.552.927 1.665.625 448.377 440.425
100% 65,2% 17,6% 17,3%
Fonte: Secretaria de Mobilidade urbana, Julho de 2017.

Também se encontra, na Tabela 9.1.6 a seguir, o índice de passageiros por cada quilômetro percorrido.

Tabela 9.1.6 – Dados numéricos totais do transporte coletivo
Tabela 9.1.6 – Índice de passageiros por quilômetro
Passageiros por quilômetro / mês
2,323039557

9.1.5) Transporte Rodoviário

Apesar do alto custo e das deficiências das estradas, elas são o principal meio de transporte do país. O Rio Grande do Sul possui 5.500,26 km de rodovias federais e 11.113,15 km de rodovias sob jurisdição estadual, totalizando 16.613,41 km de rodovias. O policiamento rodoviário nas rodovias estaduais é realizado pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar.
Desde o início da República, os governos sempre priorizaram o transporte rodoviário em detrimento ao transporte ferroviário e fluvial. O Presidente Juscelino Kubitschek (1956-1960), que concebeu e construiu a capital Brasília, foi outro incentivador de rodovias. Em Santa Maria, as estradas são as principais transportadoras de carga e de passageiros.
As rodovias que se encontram em boas condições, exceto algumas exceções, fazem parte de concessões à iniciativa privada; assim, embora apresentem boa qualidade, estão sujeitas a pedágios.

9.1.5.1 Passageiros

O transporte rodoviário de passageiros, em Santa Maria, tem uma função fundamental para a economia e desenvolvimento da cidade. A grande característica do município é a sua população flutuante, composta (em sua maioria) por universitários e militares. Com isso, o serviço de transporte intermunicipal torna-se essencial para dar suporte aos visitantes/habitantes durante o ano. Apesar da sazonalidade da demanda deste serviço, é possível fazer uma média para os principais dados. Segundo a administração da Rodoviária Municipal de Santa Maria, os dados numéricos diários, atualizados em junho de 2012, são demonstrados a seguir na Tabela 9.1.7.

Tabela 9.1.7 – Dados numéricos diários do transporte rodoviário de passageiros
Número de passageiros- Embarques
(em média)
Número de passageiros- Desembarque
(em média)
Número de ônibus que saem da rodoviária municipal Total de pessoas que transitam pela rodoviária/dia
– serviços diversos (em média)
3.300 3.000 165 8.000
Fonte: Rodoviária Municipal de Santa Maria, junho de 2012

9.1.5.2 Carga

Por sua localização central, Santa Maria é beneficiada com o uso do transporte de cargas. Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), atualizados em abril de 2017, não consta nenhuma cooperativa registrada neste tipo de serviço, porém, o maior número é de autônomos registrados. Identifica-se, com estes dados, a flexibilidade deste serviço, o qual demonstra que muitos transportadores não possuem vínculo com empresas e cooperativas.
A Tabela 9.1.8 apresenta dados referentes ao transporte de cargas rodoviário municipal, como número de empresas e número de autônomos, ambos registrados no município.

Tabela 9.1.8 – Dados numéricos referentes ao transporte de carga rodoviário registrados no município de Santa Maria.
Situação Nº Empresas registradas Nº Cooperativas registradas Nº de Autônomos registrados
Ativo 254 0 640
Provisório 3 0 4
Pendente 21 0 16
Cancelado/Suspenso 3 0 16
Total 281 0 676
Fonte: Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas – RNTRC, abril de 2017.

9.1.6) Transporte Ferroviário

Atualmente, Santa Maria utiliza suas ferrovias apenas para o transporte de cargas. São transportados muitos produtos para todo o Estado e até mesmo para o exterior. Na Tabela 9.1.9 a seguir constam alguns dados numéricos de maio de 2012, segundo a empresa América Latina Logística (ALL).

Tabela 9.1.9 – Dados numéricos diários referentes ao transporte ferroviário municipal
Viagens comerciais (média) Vagões por trem (média) Extensão da rede
(Santa Maria)
10 trens 70 vagões 80 km
  Fonte: ALL Santa Maria, maio de 2012

          

          

Em 80 km de extensão da rede férrea, são realizadas viagens comerciais com média de 10 trens diários. Alguns dos produtos transportados pela empresa ALL, estão listados no Quadro 9.1.4 a seguir.

Álcool
Arroz
Bobinas de papel
Bovinos congelados
Calcário
Cimento
Cinza Vulcânica
Clínquer
Diesel
Farelo de Soja e trigo
Feijão
Ferros Gerdau
Fertilizantes
Gasolina
Madeira
Milho
Pallets
Pedra britada
Peixe congelado
Polietileno
Retalhos de couro
Siderúrgicos
Soja
Trigo
Quadro 9.1.4 – Produtos transportados pela rede ferroviária

9.1.7) Táxi

A seguir, a Tabela 9.1.10 demonstra dados referentes aos números de pontos de táxi registrados no município, bem como o número de automóveis registrados que circulam funcionando como táxis.

Tabela 9.1.10 – Dados numéricos referentes aos pontos e automóveis táxis registrados no município
Número de pontos de Táxi Número de automóveis População Estimada (2017)  Relação Habitantes/Táxi
61 236 278.445 1.180
Fonte: Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Setembro de 2017.

Atualmente, o serviço possui uma grande demanda e conta com 61 pontos de táxis registrados pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMU).

9.1.8) Transporte Aéreo

Este tópico contempla informações referentes ao transporte aéreo municipal, porém somente dados referentes ao transporte aéreo civil foram encontrados.

9.1.8.1 Civil

A seguir, a Tabela 9.1.11 apresenta informações sobre o transporte aéreo em Santa Maria.

Tabela 9.1.11 – Dados referentes ao transporte aéreo civil municipal
Empresa Aérea Trajeto Vôos Semanais Preço Médio (Jan-Fev/2018)
Azul Linhas Aéreas Brasileiras Santa Maria (RIA) / Porto Alegre (POA) 6 R$160,00
Fonte: Azul Linhas aéreas. Outubro de 2017.

Em 2016, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o município realizou a mesma quantidade de decolagens e pousos.

Tabela 9.1.12 – Número total de pousos e decolagens de Voos Regulares Ativos anuais no município
Número de Pousos e Decolagens (2016)
1.003
Fonte: ANAC, julho de 2017

9.1.9) Moto Táxi

Santa Maria, atualmente, é contemplada com uma rigorosa regularização no serviço de moto táxi, dessa forma, a todos os pontos registrados na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana exige-se qualidade no serviço de transporte de pessoas e de produtos.
A Tabela 9.1.13 apresenta o número de pontos de moto táxi e de moto frete registrados no município.

Tabela 9.1.13 – Número de pontos de moto táxi e de moto frete registrados no município
Pontos Moto Táxi Veículos Moto táxi Veículos Moto frete
33 310 183
Fonte: Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Outubro de 2017.

Conforme os dados de Outubro de 2017, fornecidos pela Secretaria, há 33 pontos de Moto Táxi, 310 veículos para moto táxi e 183 para moto frete.

9.1.10) Transporte Escolar

A grande quantidade de estabelecimentos de ensino, existentes em Santa Maria, exige um serviço de transporte escolar com oferta correspondente a sua demanda.
A Tabela 9.1.14 a seguir apresenta o número de veículos de transporte escolar registrados no município de Santa Maria.

Tabela 9.1.14 – Quantidade de veículos de transporte escolar registrados no município
Veículos Transporte Escolar
478
Fonte: Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Julho de 2017.

Em julho de 2017, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, constam 478 veículos devidamente regularizados para este serviço.