7.3) Romaria

Esta seção será divida em Histórico e Características da Romaria de Nossa Senhora da Medianeira.

7.3.1) Histórico

No mês de setembro do ano de 1930, um grupo de senhoras da comunidade organizou a 1ª Romaria do Centro da Cidade até a Capela do Seminário São José, com a finalidade de suplicar a proteção da Mãe Medianeira contra as balas, na iminência da Revolução Gaúcha. A partir desse movimento, foi solicitada as autoridades eclesiásticas a organização de uma Romaria oficial que acabou acontecendo no mesmo ano, envolvendo colégios, associações religiosas e centenas de fiéis.
A devoção à Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças iniciou com o frater Ignácio Rafael VaIle e os seminaristas do Seminário São José, em Santa Maria, no ano de 1928. Já em 1930, na capela do Seminário São José, aconteceu a primeira festa da Medianeira em âmbito diocesano. No mesmo ano, em setembro, realizou-se a primeira romaria diocesana com aproximadamente mil pessoas.
Em 1935, D. Antônio Reis, Bispo de Santa Maria, dava início à construção do Santuário. Em 1942 os Bispos gaúchos consagraram o Rio Grande do Sul à Nossa Senhora da Medianeira, declarando-a Padroeira Principal do Estado. Em 1943 foi realizada a primeira Romaria Estadual da Medianeira. Desde esta data a Romaria Estadual de Nossa Senhora da Medianeira vem sendo realizada em Santa Maria anualmente no segundo domingo do mês de Novembro.
Curiosidade: A Rádio Medianeira, fundada em 1960 pela Diocese de Santa Maria, gera o áudio da romaria. Esse fato é um diferencial em relação a outras festas religiosas, em que a santa e a comissão puxam a romaria através de todo ritual: cantos, orações. Em Santa Maria, os romeiros acompanham o ritual a partir do sinal gerado pela Rádio Medianeira.

7.3.2) Características

A Romaria Estadual de N. S. da Medianeira já está em sua 69ª edição e recebe no segundo domingo do mês de Novembro romeiros de Santa Maria, demais cidades do Rio Grande do Sul, de outros estados do Brasil e de peregrinos de outros países que visitam o município para acompanhar a procissão. No último ano em que foi realizada, 2011, a 68ª Romaria juntou mais de 250.000 fiéis.
Na Romaria Nossa Senhora da Medianeira as pessoas saem em frente a Catedral Diocesana, Nossa Senhora da Conceição, para dar início ao trajeto de encontro a Basílica da Nossa Senhora Medianeira, onde é realizada a missa de manhã e também pela parte da tarde.