7.2) Atrações e Eventos

O subgrupo atrações e eventos refere-se aos eventos periódicos que ocorrem no município de Santa Maria.

7.2.1) Feiras

O município possui seis feiras que ocorrem com uma periodicidade definida. São elas:

a) Feira do Livro: evento que acontece em diversos municípios do país, de norte a sul, a Feira do Livro tem como objetivo disseminar a leitura e a cultura para a população que comparece a mesma por meio de apresentações musicais, lançamentos de livros, oficinas de leitura para crianças e outras atividades. Em Santa Maria a Feira acontece anualmente, entre os meses de Abril e Maio, na Praça Saldanha Marinho. Na última versão do evento foram vendidos mais de 54 mil exemplares de livros batendo o recorde do ano anterior, 2011, onde foram vendidos 49.070 livros.

b) Feira da Gare: evento que ocorre em quase todos primeiros domingos de cada mês, das 14h às 18h, é organizado pelo Gabinete do Prefeito. A feira existe desde novembro de 2011 e foi criada a partir da iniciativa dos artesãos de Santa Maria que buscaram o apoio da Prefeitura Municipal para expor suas peças à sociedade santa-mariense. Na feira podem ser encontrados produtos como: prendedores de cabelo, chaveiros artesanais, ímãs de geladeira, flores de tecido, sapatinhos de bebê, pano de louça pintado com acabamento em crochê, bina de tricô, mantas de lã (tear), palas, tapetes de tamanhos variados, chinelos ornamentados, cuias, pães caseiros, cucas e bolos.

c) Feira de Múltiplas Artes: evento realizado pelo Museu de Arte de Santa Maria (MASM) que tem por objetivo divulgar o trabalho de artistas que desenvolvem produtos na área de artes visuais, bazar, acessórios, produção artesanal e moda. Tal evento ocorre no primeiro sábado de cada mês no pátio do MASM, das 14h às 18h.

d) FEISMA – Multifeira de Santa Maria: organizada pela Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (CACISM) em parceria com a Prefeitura Municipal, a FEISMA está em sua 27ª edição (2012). A feira é considerada uma vitrine da Região Central do Estado e conta com a participação de expositores locais e regionais nas áreas da indústria, comércio e prestação de serviços, além de oferecer áreas de lazer e uma programação cultural que valoriza os artistas locais. Ela acontece geralmente na última semana de outubro e tem a duração de aproximadamente uma semana. Os expositores são divididos em diferentes salões, sendo eles: artesanato, agricultura familiar, espaço saúde, salão do automóvel, espaço moveleiro, setor metal mecânico e salão da moda.
A Tabela 7.2.1 apresenta alguns números da Feira nos últimos anos, o que demonstra a crescente evolução da mesma.

Tabela 7.2.1 – Número de Expositores e Público Visitante FEISMA (2006-2011)
Ano 2006 2007 2008 2009 2010 2011
Número de Expositores 250 262 320 369 407 394
Público Visitante 111.000 115.000 120.000 130.000 139.000 140.000
Fonte: FEISMA em Número

e) Expofeira Agropecuária de Santa Maria: considerada a segunda maior feira agropecuária de primavera do Estado, a Expofeira Agropecuária de Santa Maria, que está em sua 35ª edição (2012), é realizada pela Associação Rural de Santa Maria e promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM), Sindicato Rural de Santa Maria e UFSM. A Feira tem por objetivo promover negócios na área rural e além de fortalecer o comércio artesanal local, além de propiciar lazer e diversão às pessoas que comparecem à feira.
Ocorrendo geralmente no fim do mês de setembro, a feira acontece no Salão de Eventos da UFSM. Nela são encontradas diversas atrações, como: leilões de equinos e bovinos, exposição de animais, mini fazenda, feira dos distritos, feira dos municípios da região centro, shows musicais nativistas, boulevard gastronômico, praça de alimentação, brinquedos infláveis, mostra de carros antigos, apresentação de cães da raça border collie, demonstração de equitação e outras atrações.

f) FEICOOP – Feira Estadual do Cooperativismo: considerada a maior feira no segmento da economia solidária a FEICOOP já está em sua 19ª edição (2012). Coordenada pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria, Banco da Esperança, Prefeitura Municipal de Santa Maria e com apoio de várias organizações, a feira tem como objetivo fortalecer os processos participativos, organizativos, autogestionários e transformadores da sociedade participante, formando sujeitos e cidadãos no exercício da Cidadania e Inclusão Social.
Paralelamente à feira acontecem outros eventos, como: conferências, seminários, oficinas, debates, caminhada pela paz, momentos culturais, shows, e outras atividades onde as pessoas se tornam sujeitos participativos. Nela, os Empreendimentos Solidários colocam a disposição dos consumidores uma grande variedade de produtos produzidos pela Economia Solidária na construção de Políticas Públicas. Além disso, ocorre simultaneamente à FEICOOP a EcoSol do Mercosul (Feira de Economia Solidária do Mercosul), que escolheu o município de Santa Maria como sede dada o seu pioneirismo em organização de feiras voltadas para a economia solidária.
A Tabela 7.2.2 a seguir apresenta resumidamente as feiras que ocorrem no município, bem como a data de realização das mesmas.

Tabela 7.2.2 – Feiras em Santa Maria – 2012
Feira Data
Feira do Livro Entre Abril e Maio
Feira da Gare Primeiro Domingo do mês
Feira de Múltiplas Artes Primeiro Sábado do mês
FEISMA Entre Outubro e Novembro
Expofeira Agropecuária Setembro
FEICOOP Julho

7.2.2) Principais Eventos

Os principais eventos que ocorrem periodicamente no município de Santa Maria, excluindo-se as Feiras que foram mencionadas no item anterior e a Romaria de Nossa Senhora da Medianeira – que será apresentada no item 4.4.3 -, são: Expoaer, Festival Internacional de Balonismo, Festival Gastronômico, Juvenart (Concurso Estadual de Danças Tradicionalistas), Mercocycle, Natal do Coração, Páscoa do Coração, Rodeio Internacional do Conesul, Santa Maria em Dança, Santa Maria Vídeo e Cinema, Semana Farroupilha, Tertúlia Musical Nativista.
O Quadro 7.2.1 apresenta os eventos citados anteriormente e seus respectivos números de edições de realização. Além disso, a descrição sobre estes é também é apresentada no quadro.

Evento Edição Descrição
Expoaer 41ª Possui a finalidade de aproximar a comunidade de Santa Maria com a unidade militar da força aérea. No evento que ocorre sempre no mês de Outubro, o público pode visualizar voos de aviões AMX, helicópteros, saltos de paraquedistas, aviões de acrobacias, aviões militares e civis e algumas outras atrações aéreas, além de shows musicais e apresentações artísticas.
Carnaval do Coração O Carnaval fora de época de Santa Maria ganhou o apoio do Prefeito Cézar Schirmer e da primeira-dama Fátima Schirmer. Batizado de Carnaval do Coração, assim como os eventos natalinos e pascoais que ocorrem no município. Acontecendo geralmente no mês de Março, o Carnaval do Coração possuía arquibancadas para 8,5 mil pessoas assistirem ao espetáculo na Avenida Liberdade e na Rua Daudt. A entrada para as arquibancadas foi gratuita, mas pediu-se para a população que levasse um quilo de alimento não perecível para as campanhas assistenciais do município.
Festival Internacional de Balonismo Evento que acontece no mês de Maio e já faz parte do calendário de eventos do município e do roteiro turístico da região, o Festival Internacional de Balonismo conta com competições entre equipes de balconistas – no ano de 2012 foram 25 equipes -, carreatas do Fogo e o Night Glow – balões iluminados que dão luz a atrações noturnas no Jockey Club de Santa Maria.
Festival Gastronômico 23ª Promovido pela Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR) o evento tem o objetivo de promover a gastronomia local à comunidade santa-mariense. Ocorrendo geralmente no mês de Junho, no Park Hotel Morotin, o evento tem a duração de três dias e conta com atrações como: happy hour’s, jantares, almoço campeiro e concursos de chef profissional e de chef de cozinha.
JuvEnart 10ª O Concurso Estadual de Danças Tradicionais – Categoria Juvenil – JuvEnart, promovido pelo CTG Sentinela da Querência tem por objetivo  proporcionar aos jovens tradicionalistas oportunidade de participar de um evento envolvendo entidades tradicionalistas de diferentes regiões e municípios do estado e do país.
Mercocycle 16º Promovido pelo grupo de motoqueiros Gaudérios do Asfalto o evento proporciona para os santa-marienses que apreciam motocicletas quatro dias para conferir shows musicais, exposições de motos raras e antigas, venda de acessórios e apresentações no globo da morte.
Natal do Coração Projeto idealizado pelo prefeito Cezar Schirmer e pela primeira-dama Fátima Schirmer, com a parceria de várias secretarias do município, tem por objetivo promover uma série de atrações, durante cerca de três semanas de Dezembro, a fim de despertar o espírito natalino na comunidade santa-mariense e também arrecadar doações para entidades e organizações sociais.
Páscoa do Coração Evento semelhante ao Natal do Coração, a Páscoa do Coração tem o objetivo oferecer à comunidade uma programação alusiva ao período Pascal, com ações religiosas, artísticas, de lazer e de entretenimento, lembrando o verdadeiro sentido da Páscoa.
Rodeio Internacional do Conesul 18º Realizado geralmente no mês de Março pela Associação Tradicionalista Estância do Minuano, o Rodeio conta com a participação de 250 equipes que representam cerca de 160 entidades tradicionalistas e que competem em provas de laço durante três dias. Além disso, o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Santa Maria premia o cavalo crioulo com melhor participação no rodeio.
Santa Maria em Dança 18ª Considerado o maior festival de dança do interior do Estado, o Santa Maria em Dança reúne anualmente bailarinos de mais de 40 municípios do Rio Grande do Sul. Possuindo uma das maiores premiações do país (R$15.000,00) em eventos voltados a dança, o festival premia bailarinos e bailarinas nas categorias infantil, juvenil e adulto, coreógrafos e plateias organizadas. 
Santa Maria Vídeo e Cinema 10ª Organizado pela associação civil sem fins lucrativos de mesmo nome, o Santa Maria Vídeo e Cinema transforma o município em polo audiovisual durante os dias em que acontece. No festival além de serem apresentados curtas-metragens de produção local e regional, há premiações para artistas e produtores.
Semana Farroupilha 46ª Organizada pelo CTG da 13ª RT (Região Tradicionalista de Santa Maria) a Semana Farroupilha inicia suas atrações ainda em Agosto, com a chegada da Chama Crioula. Porém, é na semana que antecede o dia 20 de Setembro que as festas, churrascos, missas campeiras e demais atividades relacionadas ao tradicionalismo são proporcionadas para a comunidade santa-mariense.
Tertúlia Musical Nativista 20ª Promovida pela PMSM, por meio da Secretaria de Cultura, e pela Associação Tradicionalista Estância do Minuano, a Tertúlia Musical Nativista é um dos maiores festivais nativistas do Estado do Rio Grande do Sul. O evento que acontece geralmente entre os meses de Novembro e Dezembro e é realizada desde sua 18ª edição, em 2010, na Gare da Viação Férrea.
Quadro 7.2.1 – Principais Eventos