1.4) Bairros, Distritos e Regiões Administrativas

Esta sessão apresenta características e informações sobre cada bairro que divide o município de Santa Maria e também sobre os distritos pertencentes a este município. Além disso, este item conta com informações sobre a microrregião a qual Santa Maria pertence e subdivide-se em localização dos bairros e distritos, áreas de cada bairro, nome dos bairros e suas histórias e, por fim, microrregião.

1.4.1) Quadro resumo
BAIRROS, DISTRITOS E MICRORREGIÃO
10 distritos
41 bairros
Bairro Camobi com maior área (20,3463 km²)
Bairro Carolina menor área (0,4821 km²)
Bairro Camobi com maior número de habitantes (21.822)
Bairro Agroindustrial com menor número de habitantes (224)
Santa Maria pertence à Microrregião MRH – 18, mesorregião Centro Ocidental Rio-Grandrense. 13 municípios: Cacequi, Dilermando de Aguiar, Itaara, Jaguari, Mata, Nova Esperança do Sul, Santa Maria, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Toropi, Vila Nova do Sul.
Quadro 1.4.1 – Resumo – Bairros, Distritos e Microrregião

1.4.2) Localização dos distritos

1.4.3) Localização das Regiões Administrativas

1.4.4) Localização dos bairros

Camobi Pé de Platano São Jose Diácono João Luiz Pozzobon Bairro Tomazetti Bairro Bonfim Bairro Centro Bairro Nonoai Bairro Nossa Senhora de Fátima Bairro Nossa Senhora de Lourdes Bairro Nossa Senhora Medianeira Bairro Nossa Senhora do Rosário Bairro Carolina Bairro Caturrita Bairro Chácara das Flores Bairro Divina Providência Bairro Campestre do Menino Deus Bairro Perpétuo Socorro Bairro Salgado Filho Bairro Itararé Bairro Menino Jesus Bairro Nossa Senhora das Dores Bairro Presidente João Goulart Bairro Cerrito Bairro Dom Antônio Reis Bairro Lorenzi Bairro Urlândia Bairro Duque de Caxias Bairro Noal Bairro Passo d'Areia Bairro Patronato Bairro Uglione Bairro Agro-Industrial Bairro Boi Morto Bairro Juscelino Kubistchek Bairro Nova Santa Marta Bairro Pinheiro Machado Bairro Renascença Bairro São João Bairro Tancredo Neves Bairro Km 3



1.4.5) Microregião

De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, um agrupamento de municípios vizinhos, limítrofes entre si, pertencem a uma subdivisão chamada de microrregião. Mesmo com finalidade de organização administrativa e política, essa subdivisão acaba sendo mais utilizada pelo IBGE, que para fins estatísticos divide o território brasileiro em microrregiões.
A microrregião de Santa Maria (MRH – 018) pertence à mesorregião Centro Ocidental Rio-Grandense. Sua população foi estimada em 2005 pelo IBGE em 373.105 habitantes e está dividida em treze municípios. Possui uma área total de 11.736,324 km².
Segundo Vieira, essa microrregião teve em seu povoamento a participação de antigas missões jesuíticas-guaranis e a formação das primeiras estâncias da Vacaria Missioneira. Teve um passado extremamente marcado pela ferrovia e com uma urbanização bastante crescente.

A microrregião MRH – 018 é composta pelos seguintes municípios:

a) Cacequi
b) Dilermando de Aguiar
c) Itaara
d) Jaguari
e) Mata
f) Nova Esperança do Sul
g) Santa Maria
h) São Martinho da Serra
i) São Pedro do Sul
j) São Sepé
k) São Vicente do Sul
l) Toropi
m) Vila Nova do Sul

Segue, na Imagem 26, o mapa da microrregião de MRH – 018 dentro do Estado do Rio Grande do Sul, a Imagem 27 o mapa do município de Cacequi, a Imagem 28 o mapa do município de Dilermando de Aguiar, a Imagem 29 o mapa do município de Itaara, a Imagem 30 o mapa do município de Jaguari, a Imagem 31 o mapa do município de Mata, a Imagem 32 o mapa do município de Nova Esperança do Sul, a Imagem 33 o mapa do município de Santa Maria,a Imagem 34 o mapa do município de São Martinho da Serra, a Imagem 35 o mapa do município de São Pedro do Sul, a Imagem 36 o mapa do município de São Sepé, a Imagem 37 o mapa do município de São Vicente do Sul, a Imagem 38 o mapa do município de Toropi e a Imagem 39 o mapa do município de Vila Nova do Sul.
[nggallery id=3]