1.1) Símbolos do Município

Um símbolo é aquilo que representa, por convenção, algo ou alguém. Assim que se torna um, o símbolo passa a ser associado diretamente àquilo que se refere.
Para um município, além dos símbolos oficiais, podem existir outros que ajudam a compor a sua história, a sua identidade e a reconhecê-lo na sociedade em geral.
Estão apresentados nesta seção os estudos realizados sobre Símbolos registrados do Município de Santa Maria, Brasão, Hino e Bandeira. A Lei Orgânica do Município, atualizada em março de 2004, define conforme Art. 5º – São símbolos do Município de Santa Maria: a Bandeira, o Brasão, o Hino e outros estabelecidos em Lei.

1.1.1) Árvore Símbolo do município de Santa Maria

Conforme consultado na Lei Municipal nº 3079/88 de Treze de dezembro de 1988, encontrou-se apenas um símbolo registrado do município de Santa Maria, a árvore Ipê-Roxo. Segue abaixo o artigo da lei que comprova essa constatação.

Art. 1º – É considerada árvore-símbolo do Município a espécie popularmente conhecida como IPÊ ROXO.
A árvore-símbolo do município é a espécie popularmente conhecida como Ipê-Roxo, o referido símbolo consta no brasão do município.

Segundo o IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais), a árvore Ipê-Roxo, de nome científico Tabuia heptaphylla, é estudada pelo seu alto valor econômico, considerando-se as finalidades de sua madeira e dos extrativos foliares, além de sua atratividade como beleza natural presente nas ruas da cidade, já que é uma espécie de árvore muito utilizada no paisagismo urbano devido ao seu rápido desenvolvimento e beleza.

A Ipê-Roxo é uma árvore de porte médio e inicia sua floração no mês de junho, podendo durar até agosto.

Figura 1 - árvore Ipê Roxo

Figura 1.1.1 – árvore Ipê Roxo

1.1.2) Brasão do Município

De acordo com a Lei Municipal nº 785, de 20 de dezembro de 1958, o brasão do município possui certas características a serem consideradas. A seguir, está reproduzido o artigo da lei referente ao brasão do município de Santa Maria.

Art. 1º – Fica adotado como símbolo heráldico de Santa Maria, o seguinte escudo d’armas:

“Escudo português em campo de prata, com sigla de Maria Santíssima, de cor azul, circundada de 12 estrelas da mesma cor, sobre um terraço de dois montes de sua cor. Apoios: Duas lanças com bandeirolas vermelhas, estas com losango branco, cruzadas em sautor, por trás do escudo, sobre duas lanças indígenas da mesma posição, ligadas nos cantos por uma boleadeira gaúcha.

 

Figura 1.1.2 - Brasão de Santa Maria.

Figura 1.1.2 – Brasão de Santa Maria.

DIVISA: em listel, com as cores da Bandeira de Piratini, a legenda em letras de prata: Santa Maria, Cidade Coração do Rio Grande do Sul.

TIMBRE: Coroa mural de prata, de 5 torres.”
Quanto ao significado das imagens que compõe o Brasão, segundo Rechia (2006) as lanças indígenas e boleadeiras lembram o primeiro habitante destas paragens, hoje consagrado lenda santamariense da Imembuí. As lanças militares com bandeirolas lembram a ocupação e defesa destas terras, pelas forças regulares do Governo e a tradição aguerrida do povo gaúcho. A coroa mural de prata, de cinco torres, indica a cidade. O nome de Santa Maria está expresso na sigla de Maria Santíssima, a padroeira excelsa da cidade, na cor azul em céu de prata, que são as cores de Maria. Os cerritos históricos desta cidade, marco e guia altaneiro desde os tempos das demarcações de limites, não poderiam deixar de ser representados.

1.1.3) Hino do Município

A Lei Orgânica do Município, atualizada em março de 2004, define conforme Art. 5º – São símbolos do Município de Santa Maria: a Bandeira, o Brasão, o Hino e outros estabelecidos em Lei. O hino de Santa Maria foi criado por meio da Lei Municipal nº 2625/84 de 3 de dezembro de 1984. A letra é de autoria da professora Aristilda Rechia e a música foi composta pelo maestro Antônio Setembrino dos Santos. A seguir está replicada a letra do hino do município de Santa Maria, juntamente com as indicações de estribilho e repetições do mesmo.

Ouvir ao hino:

“Imponente, graciosa e altaneira
Como aurora a surgir triunfal
Entre os montes, se abre, em sorriso,
Terra amiga- do Bem manancial
Liberdade, honra, força e justiça,
Raça e amor-sol-mistura imortal.
Estribilho
Santa Maria,
Jardim-melodia!
A Mãe Medianeira
Protege o teu lar!
Santa Maria,
Cidade-alegria!
Nos longe do tempo,
És vida a brotar!
Santa Maria,
Jardim-melogia!
Tu és lenda-berço
Da bela Imembuí!
Santa Maria, Cidade-alegria!
Sou filho orgulhoso
Me ufano de tiFoste marco de abrigo e passagem
Que a história buscou estender.
E nas asas do vento Minuano
O apito do trem vem trazer:
Mil saudades, tantas glórias passadas
Que hoje integram ciência e saber.
Estribilho
Das raízes do ontem ao presente
E ao futuro da flor-geração:
Lei semente da fé e cultura
Voz gaúcha no verso-canção!
Na orquestra do Livro e do trabalho
Arte e luz pintam o céu e o teu chão!
Estribilho

1.1.4) Bandeira do Município

É instituída a bandeira do município com campo de forma retangular, contendo no centro o Símbolo Heráldico de Santa Maria (o Brasão).

Parágrafo único: O branco simboliza o espírito de paz da comunidade santamariense.

A seguir a Figura 3 que ilustra a bandeira do município de Santa Maria.

Figura 1.1.3 - Bandeira de Santa Maria.

Figura 1.1.3 – Bandeira de Santa Maria.